quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Nascimento do Henrique



Saindo para a maternidade!

Sei que esse é um relato de parto, mas acho que o parto começa na gravidez hehehe! Quando engravidei do Henrique depois de só três meses de tentativa eu estava decidida que queria um parto normal! Depois de tudo que passei na cesárea da Luiza eu queria que dessa vez fosse normal! Eu havia mudado aquele ano para o interior de Goiás e já estava indo em uma médica muito simpática e acolhedora! Parecia até da família! Mas quando falei em fazer um VBAC ela quase caiu da cadeira! Ela é uma médica jovem e bem informada o que me fez ficar meio em dúvida!!! Depois fui percebendo que ela era completamente a favor de cesárea! Sem marcar com antecedência, mas cesárea sempre! Ela mesma tinha uma cesárea. Entrou em TP e fez cesárea! Mas ela me dizia que toparia fazer um PN desde que o TP não durasse mais que 8 horas, a bolsa não ficasse rompida por mais de 12 horas e que não faria indução de forma alguma! Eu aceitei e pesquisei muito sobre ruptura uterina, infecção, VBAC etc! Naquela cidade só havia 2 hospitais particulares! Eu estava há 5 horas da capital por uma estrada péssima! Não queria fazer meu parto com outro médico... eu tinha um convênio (o único da cidade!) da Unimed e já tinha tido vários problemas com ele, entre eles a liberação de exames básicos da gravidez como Toxoplasmose, US... E como ainda estava na carência meu parto seria particular! Fui ao hospital da unimed e me deram um valor para o parto, fui na outra clínica e eles falaram que fariam de tudo pra eu ter o bb com eles! Fizeram um preço que era a metade do valor do outro hospital! Quando eu cheguei com 39 semanas eu não tinha nenhum sinalzinho de parto... E olha que eu estava me preparando muito. Inclusive eu só andava, não usava carro, ônibus, carona – hahaha... Na consulta da sexta-feira eu, conversando com a médica descobri que ela era contra analgesia no parto e que tbm na cidade não tinha anestesista que fazia analgesia em PN! Mas se mesmo assim eu quisesse eu poderia entrar em contato com um médico de outra cidade que cobrava 3 mil só pela analgesia!!!!!!!!! Quase caí dura! E pra ajudar descobri que na semana seguinte só haveria um quarto vago na terça-feira de tarde que já estava marcado para ser ocupado na sexta!!!! Se eu entrasse em TP teria que ser na terça-feira, senão teria que ir para o outro hospital! E teve aquele terrorismo básico: ela falou em bebê enoooormeeee, em prolapso de cordão e tal! Foi com muito desanimo que resolvi marcar minha cesárea! Ta bom! Eu poderia ter sido mais persistente! Mas estava muito desanimada, e tinha quase certeza de que acabaria 8 horas em TP e com uma cesárea depois! Eu estava com 39 semanas e 5 dias, o Henrique não tinha encaixado, eu não tinha dilatação e o colo ainda estava grosso (nas palavras da médica). Acreditei que não iria entrar em TP na próxima semana! Hoje eu acredito que a GO me falou isso mesmo sem ser essa a realidade! Marcamos minha segunda cesárea para a quarta-feira, as 17 horas!

Como a clínica que eu ira ter o bb era pequena e com clima de interior minha filha poderia ficar no quarto com a gente durante a minha internação. Ela tinha quase 6 anos e estava muito feliz com isso! No dia do parto meu marido fez um sanduíche natural pro almoço, pois a médica tinha recomendado refeição leve! As 14 horas chamamos um táxi e fomos pra Clínica! Estávamos muito animados! Nós não tínhamos ninguém da família lá na cidade e por tanto éramos só nós! Minha pequena estava do nosso lado o tempo todo e não parava de se mexer de ansiedade! Quando fomos assinar a internação eu que tive que fazer, pois meu marido não conseguia assinar nada! Foi muito engraçado! Fomos para o quarto e a Luiza já tomou conta de uma cama pra desenhar. Ficamos lá aguardando a médica que tinha consultório na clínica mesmo! A auxiliar de enfermagem veio fazer a tricotomia (só no local do corte como havíamos combinado!). Ela era muito sorridente e me fez ficar mais feliz ainda! Muito diferente do que aconteceu no parto da Luiza! Em um dado momento vieram me chamar pra ter o meu bebê! Deixaram até eu tirar foto antes! Fui sozinha pro CC e meu marido ficou esperando pra ser chamado! Lá nessa cidade o marido só assiste o parto caso seja da área da saúde devido as salas serem muito pequenas. Meu marido era Professor de Inglês, mas o anestesista autorizou que ele assistisse! Era assim que funcionava lá! Na sala do CC estavam o anestesista, minha GO, sua assistente (esposa do Anestesista!), uma auxiliar de enfermagem e logo depois o Pediatra! A simpatia do anestesista era fantástica! Tudo o que ele ia fazer ele falava com antecedência e sempre sorrindo! Minha GO era realmente muito simpática e sua assistente tbm! Assim que fui anestesiada me passaram a sonda vesical e chamaram meu marido! Quando ele me viu já começou a chorar – hehehe! O Anestesista conversou com ele sobre o que iriam fazer e como eu deveria estar me sentindo. Eu tinha tomado Peridural e meu outro parto tinha sido com Raqui! Quando a cesárea começou eu não sentia nada! Meu marido estava sentado do meu lado e eu estava muda de emoção (realmente não conseguia falar nada!). Foi de repente que o anestesista falou: “Vem ver seu filho nascer!”. Pegou meu marido e colocou na frente da mesa e disse que aquilo era o útero e no próximo pic já seria o bebê! Meu marido começou a fotografar! Logo ouvi o choro do Henrique! Meu marido tirando fotos! E eu querendo perguntar se ele tinha cabelo ou não e não conseguia! Meu marido chorava e fotografava (e as fotos saíram lindas!).


Henrique começando a sair (observem uma circular de cordão)

Assim que saiu (observem outra circular! )


Sequência de acontecimentos. Antes de cortar o cordão. Primeira foto do rostinho.

Primeira vez que vi meu filho!

Até que o anestesista tomou a máquina do meu marido e falou pra ele curtir o momento que ele batias as fotos! Temos fotos de nós três juntinho na sala de parto! O anestesista fotografou até o Henrique ser levado (é, minha médica jamais deixaria ele mamar na sala hehheheh). Quando o Henrique foi levado, meu marido foi junto. Depois vieram me falar o peso e o tamanho dele (3650g e 50 cm, apgar 8 e 9). Meu marido disse que limparam, pesaram, mediram, deram uma injeção na coxa (Vit. K) e vestiram ele – não teve nitrato de prata no olhinho! Entregaram o Henrique nos seus braços e levaram os dois pro quarto! Enquanto eu ainda estava na sala o anestesista correu pra porta do CC e eu ouvia ele falar: “Vai lá ver seu irmãozinho!”. Minha filha estava no quarto esperando o Henrique nascer enquanto assistia TV e quando ouviu o bb passar foi pra porta! Ela poder ver o Henrique praticamente assim que ele nasceu! Eu não fiquei em sala de recuperação, fui direto pro quarto assim que acabou a sutura. Quando cheguei no quarto, na porta estava meu marido com o Henrique no colo e minha filha do lado! Foi lindo! Me passaram pra cama e ele me deu o Henrique. Fiquei olhando ele um tempão! Nem lembrei de dar mamar... Acho que ele foi mamar umas três horas depois que nasceu! Ele nasceu as 17:50. Durante a noite não conseguia dormir, só olhando ele! De manhã vieram buscá-lo para o banho, meu marido foi junto. Ele voltou pro quarto e só saiu de novo no dia seguinte pro banho e meu marido tbm foi junto! Ele ficou o tempo todo comigo e todos nós tivemos muito carinho de todos naquela clínica! Até a primeira fralda quem trocou foi meu marido! Posso dizer que foi melhor do que eu esperava! Eu não tinha dor como da outra vez, conseguia andar pelo quarto e cuidar do Henrique como eu não conseguia da outra vez. Acho que o carinho de todos, a companhia das pessoas que amo e a tranqüilidade do lugar fizeram com que minha recuperação fosse muito melhor do que da outra cesárea!
Editado: a mulher pode não ter nenhum sinal de parto e entrar em TP de repente! A história que ouvi dessa ginecologista de que eu não tinha nenhum sinal de parto e que provavelmente não entraria em TP é mentira! História para boi dormir! Bebê grande tbm é outra história para terminar em cesárea! Só para ilustrar, minha avó teve 7 filhos de PN (4 em casa) e todos pesaram mais de 4 quilos!!!!! Prolapso de cordão é perigoso sim, mas tbm é muito raro!!!!!! Foi um absurdo ela usar o prolapso de cordão como uma justificativa para uma cesárea! Mas falar isso para uma mulher prestes a ter bebê é querer induzir uma escolha mesmo!!!! Apesar de tudo isso eu tive boas recordações do parto do Henrique. Eu não sabia que tinha sido enganada e eu também tinha consciência de que mesmo se eu tivesse tentado um PN essa médica teria feito uma cesárea em mim.

0 comentários: